Blog

Vagas e Oportunidades conectando você ao mercado de trabalho
educação informal

Educação Formal x Educação Informal

O que é Educação?


Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências.  Portanto, não se restringe à escola, assim como não se deve restringir, ou seja, é um processo também familiar, e de busca pessoal.
É também um direito fundamental de todos, perpassa o desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem, visando a desenvolver e a Educação formalpotencializar as capacidades intelectuais dos indivíduos. Constitui um processo único de aprendizagem associado às formações escolar, familiar e social.
Portanto, a aquisição de conhecimento, desenvolvimento de competências deve ser formal e informal.

É válido ressaltar que a educação não se limita à instrução ou à transmissão de conhecimento. Compreende o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico, aprimorando habilidades e competências.

Educação formal e informal

Formal

Possui reconhecimento oficial e abrange o âmbito escolar, níveis, graus, currículos e diplomas. O saber é apresentado formalmente por meio das disciplinas escolares e é mediado por um educador.

Aqui no Brasil temos o Ministério da Educação (MEC) que regula e determina as diretrizes educacionais, ou seja, o que deve ser ensinado nas escolas.

Educação informal

Conhecimento adquirido por meio da vivência e da interação social. Não há formalidade de lugar, horário ou currículo. A aprendizagem informal ocorre espontaneamente, pela busca pessoal, normalmente está ligado ao desejo, visão de mundo, desejo de fazer algo.

De acordo com as Conferências Internacionais de Educação de Adultos (Confintea), entende-se por “educação não formal todo processo de ensino e aprendizagem ocorrido a partir de uma intencionalidade educativa, mas sem a obtenção de graus ou títulos, sendo comum em organizações sociais com vistas à participação democrática. E educação informal como aquela ocorrida nos processos quotidianos sociais, tais como com a família, no trabalho, nos círculos sociais e afetivos”.

O MEC também regula a educação informal, isso enquanto os cursos livres, no mais cada um é livre para buscar seus conhecimentos nas mais diversas formas disponíveis.

educação informalE qual das duas é a mais importante?

Ambas tem a sua importância, seja a forma ou a informal, no mais deve-se ficar claro que devemos buscar conhecimentos e desenvolver competências além do currículo formal e exigido pelo MEC. Pois, no sistema  atual de educação nos são entregues vários conhecimentos, a fim de nos nivelar todos no mesmo nível e da mesma forma.
Com isso, por não sermos uma consciência coletiva, por sermos plurais, o currículo acadêmico se torna insuficiente para nos prepara para o mundo do trabalho.
Devemos buscar conhecimentos e desenvolver competências, levando e consideração quem somos, e quem queremos ser no futuro. Percebam quantos empreendedores de sucesso ficaram apenas com o conteúdo que lhes era entregue formalmente? Acredito que nenhum. Dessa forma, percebam desde já, que a Educação informal deve ser mais explorada para conseguirmos alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais.

Gostou? Para mais informações sobre Educação e desenvolvimento pessoal e demais dicas sobre currículos de carreira visite nosso blog clicando aqui
Então, compartilhe nas suas redes e deixe um comentário abaixo.

Visite nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/groups/Oportunidadesbsb/

https://www.instagram.com/vagaseoportunidades/

 

Fonte: Brasil Escola.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: